O profissional de designer gráfico é o responsável por transmitir mensagens, ideias e conceitos, através de imagens, textos em suporte bidimensionais ou tridimensionais.

Isso quer dizer que o designer gráfico é capacitado a criar:

marca;
tipos (fontes);
símbolos (ícones e pictogramas);
embalagens (armazenamento, apelo gráfico);
livros, jornais, revistas (diagramação, ilustração);
posters (diagramação, ilustração);
catálogos (diagramação, ilustração);
folders;
placas;
camisetas;
vinhetas;
animações;
ilustrações (vetorização);
quadrinhos;
quadrinhos;
sites;
jogos;
eventos;
exposições.

Basicamente este Profissional lida com tudo que você vê

Se você vê ouve ou toca, é de responsabilidade de um profissional de design gráfico. Ma este não é o detentor de todas as atividades, por esse motivo ele pode trabalhar em sintonia com outros profissionais como: jornalistas, redatores, engenheiros, artistas, cientístas, professores e etc pois trata-se de uma profissão multidisciplinar.

O Design Gráfico, além de trabalhar com essa gama de elemento pode classificar os problemas em três:

O de caráter prático – Criação de peças gráficas;

O de caráter conceitual – de forma experimental;

E o de caráter estratégico – aconselhamento ou consultoria.

Basicamente o Designer precisa de um Know How bastante amplo, para que dessa forma possa conseguir competir num mercado cada vez mais exigente. Dentro desse aspecto é comum verificar diversos profissionais da área que podem entender de uma gama ampla de processos, falando aqui de meados de 2011.

No período de 2006 a 2011 era comum verifiar como estudante que professores por vezes prestavam serviços profissionais como designer de produto ora como designer gráfico, ou até mesmo fazendo bicos em gráficas.

Num contexto mais atual (a partir de 2021), é comum ter especialistas dedicados a apenas uma área o que o torna um profissional mais centrado e assertivo dentro de sua competência de atuação. 

Profissionais de Ui ou Ux por exemplo dificilmente irá se aventurar em projeto de produto ou áreas mais gráficas do design sem entender do processo de impressão por exemplo.

Por enquanto é isso não deixa de nos seguir no YouTube, pois em breve estaremos atualizando nosso canal.