O Design Institucional é um ramo de atuação que compete ao Designer Gráfico. Por sua vez é o profissional e responsável direto em trabalhar com as instituições.
Suas competências abrangem:
Identidade Visual
Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem como o Slogan ou Tag lines, que cumprem este papel. Resumidamente a Identidade Visual é a imagem ampliada da marca.
Rita Clifton. O mundo das marcas. Lisboa: Editorial, 2004
Imagem Corporativa
A imagem corporativa define como uma empresa se parece, como ela é percebida, ao contrário da identidade corporativa que define quem a empresa é.
Kunsch (2003), ao citar Riel (1995), afirma que a imagem é um conjunto de significados pelos quais se chega a conhecer um objeto e por meio do qual as pessoas o descrevem, recordam e se relacionam.
Kunsch (2003)
Em ambos os casos os elementos finais e esforços do Designer Gráfico (ou equipe de designer), estão focados no meio institucional, não importando basicamente quais instituições, mas como a sua identidade e imagem se apresentam diante do público.
O conjunto de ações responsáveis que tem como objetivo de alcançar as metas do Design institucional faz parte do branding da empresa/instituição, que são basicamente ações que irão cuidar da imagem e da consolidação da empresa ou instituição no mercado ou no nicho a qual representa.