Profissional de Profissão de Webdesign e hipermídia
A hipermídia é uma mídia de leitura não linear que contém imagens, sons, texto e vídeo (multimídia) como elementos de um sistema de hipertexto.
A web é um exemplo clássico de hipermídia, enquanto o cinema é um exemplo da multimídia padrão por não ter hyperlinks.
O profissional de Profissão de Webdesign é o responsável por criar as interfaces que estão na internet. De cara ele também pode ser o mesmo que cria interface para aplicativos… Você deve estar pensando… “Ei esse é o mesmo profissional de Interface”. A resposta é sim, mas dependendo da empresa pode haver uma divisão ou a junção das duas.
É importante lembrar que boa parte dos conceitos estudados no Design Gráfico, funcionam para a Web, para aplicativos, softwares, para moda, interiores e etc
Vamos entender que o Design possui conceitos gerais aplicado em suas mais diversas vertentes de produção, sejam elas intelectuais ligados ao conhecimento e digital ou táteis ligados ao produto como meio físico.
Este Designer desenvolve sites, blogs e lojas virtuais, além de outras ferramentas sob medida ou exigência de mercado.
Em resumo seu trabalho exige o desenvolvimento das interfaces, a previsibilidade de uso, consistência na linguagem visual e a codificação, em HTML. Dependendo da complexidade da aplicação esses HTMLs são passados a um programador que irá desenvolver a parte funcional própriamente dita, ou melhor as funções que a aplicação irá executar junto ao usuário e banco de dados, como por exemplo: Funções de deletar, inserir (cadastrar), atualizar e etc. Lembrem-se o Design Não trabalha sozinho porque sozinho nínguem faz nada.
Mas e aí… O designer precisa saber programar?
Como já disse antes aqui, toda qualificação sempre é bem vinda… Mas o designer precisa pelo menos saber codificar em HTML e CSS (folha de estilo) e conhecer bem as tendências de desenvolvimento web, principalmente se estiver trabalhando em projetos grandes que exijam um número maior de programadores, enviando e recebendo códigos.
Este Designer desenvolve sites, blogs e lojas virtuais, além de outras ferramentas sob medida ou exigência de mercado.
Acesse meu canal. Veja outros artigos sobre profissão de design