A história do Design um breve resumo, tem por objetivo descrever alguns pontos históricos que formam o design como profissão, desta forma trazer um panorama geral do tema, além disso não nos aprofundaremos em pormenores que podem ser melhor investigados dentro do meio acadêmico.
Para esclarecer queremos ainda aguçar os nossos leitores para se aperfeiçoarem em relação ao tema (história do Design), e consequentemente, ter um norte para esse conhecimento.
Durante a história das civilizações o ser humano buscou moldar os elementos à sua vontade, esse ímpeto levou a produção de peças ornamentais de uso estético ou com finalidade específica, como por exemplo a produção de vasos e mesmo espadas com o objetivo de guerrear.
Os primórdios do Design são caracterizados dentro do que conhecemos como Revolução Industrial, que foi o período que se acentuou a transição de processos de manufatura entre 1760 a meados de 1840.
No início do século 20 o Design passou a ser objeto de estudo dentro do contexto cultural e industrial da Alemanha. Em outras palavras, o conhecimento e estudos relacionados ao Design passaram a ser organizados em uma disciplina.
No Brasil, podemos dizer que o Design surge a partir da influência da Deutscher Werkbund (Federação Alemã de Artesãos), Bauhaus e Escola de Ulm.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi a primeira instituição de ensino superior em Design no Brasil, conhecida na época como: Escola Superior de Desenho Insdutrial (ESDI). Essa por sua vez foi fundada em 1962.
O modelo de ensino do Design no Brasil seguia a escola alemã de Ulm, em 1975 a ESDI passou a fazer parte do CTC – Centro de Tecnologias e Ciências da UERJ, tornando-se assim uma das mais tradicionais escolas de Design do Brasil.
A Escola de Ulm foi fundada em 1953, por Max Bill e outros para promover os princípios do Bauhaus. De 1952 até seu fechamento em 1968 por motivações políticas e financeiras.
Esperamos ter ajudado, por favor curta e compartilhe nosso conteúdo para que mais pessoas entendam sobre Design e seus conceitos.
Muito Obrigado!
Do It Arts por Denis Solano