As cores possuem um papel fundamental no marketing, no sucesso das marcas e no amor. Você já se perguntou qual é a cor que mais lhe agrada em uma mulher ou em um homem, no caso o que melhor lhe cai? Bem, cada um de vocês pode responder a isso, o ponto que quero chegar é que a cor ou cores influenciam e despertam um sentido, um sentimento em cada um de nós. Seja o amor, a repulsa, dor e etc.
A cor quando bem direcionada em uma identidade visual pode determina seu fracasso ou seu sucesso. Assim como a cor em cada um de nós pode determinar quem somos ou expressar como estamos sentimentalmente. Essa relação que fiz é proposital, a final marcas assim como pessoas também se comunicam em diversos níveis.
Em uma relação isso fica bem intrínseco de modo que quase não notamos quando passamos uma vista rápida por alguém ou uma marca, porém se utilizarmos a mesma percepção, saberemos quando está faltando algo, seja na vida, pessoas ou na marca. Talvez falte mais cor ou menos cor. Isso vai depender do seu projeto ou do problema e sobre quais aplicabilidades ele se propões a resolver.
Para o Designer é necessário entender como funciona o sistema de cores, formas de percepção da cor, aspectos psicológicos e suas composições e correlações, um dos livros que podem lhe ajudar nessa tarefa se chama “A Cor como Informação” de Luciano Guimarães.
Complementar seu projeto através da cor denota a importância, relevância e o cuidado da sua marca, principalmente se a mesma quer se firmar como atemporal. Suas cores precisam transcender e estar sempre atuais em um mundo tecnológico e de grandes mudanças.
O assunto cor ainda irá voltar a pauta neste site, fica ligado, pois este é um tema bastante amplo.
Ah! ia esquecendo, dê uma olhada nos livros a seguir no link:
O Essencial da Cor no Design
Paisley e Abstract Art Designs For Colorists
Para mais conceitos legais acesse esse link