Conheça 10 programas alternativos ao pacote Adobe Se para você o pacote adobe está muito caro, saiba que existem 9 programas alternativos ao pacote Adobe.
Adobe Animate x Synfig Studio
O Adobe Animate é o programa de animação da Adobe. Que utiliza HTML5 para criar animações compatíveis com os padrões web. Veio para substituir o Flash.
Seu similar é o Synfig Studio – É uma ótima alternativa, pois possuiu código aberto, e segue a linha de animação vetorial 2D, livre de pagamento de licença, ou seja é gratuito e está com o desenvolvimento ativo.
Adobe Audition x Audacity
O Adobe Audition é o editor de áudio digital da Adobe. Com ele você pode ter uma estação de trabalho de áudio digital, e fazer de gravação e mixagens próprias.
A opção muito boa e versátil é o Audacity, software livre e bastante popular e serve para captura e edição de áudio. Porém para uma produção musical há outras alternativa, tais como: Ardour e/ou LMMS.
Adobe Illustrator x Inkscape
O Illustrator é um editor de imagens vetorial da Adobe e está disponível no pacote da mesma, muito popular no meio do Design.
O Inkscape é uma das alternativas free mais completa para criação de imagens vetoriais, possui versões para Mac, Windows e Linux. Excelente saída para profissionais que queiram deixar a Adobe.
Indesign x Scribus
Adobe InDesign foi criado para diagramação e organização de páginas em livros, revistas e suas versões eletrônicas, que veio para ficar no lugar do PageMaker.
Para projetos similares é bom conhecer o Scribus. Ideal para criar folhetos, boletins informativos, cartazes, e layouts de livros.
O programa possui saídas eletrônicas em PDFs animados, porém, não importar ou exportar arquivos do InDesign e ainda possui alguns bugs ou melhor erros, se quiser pode esperar outra versão.
Adobe Lightroom x Darktable x RawTherapee
O Adobe Lightroom cuja função é a edição rápida e o armazenamento de fotos digitais. Possui alto processamento de imagens a partir de uma câmera ou cartão de memória, o que agiliza a organização em pastas.
Para esta versão do pacote adobe existe duas alternativas livres, são elas:
O Darktable que possui praticamente as mesmas funções do Lightroom, porém é mais indicado para usuários de sistema operacional Linux.
Já RawTherapee possui também as mesmas características do seu rival pago, e pode ser usado juntamente com o GIMP.
Adobe Photoshop x GIMP
O Adobe Photoshop dispensa apresentações então vamos ao que interessa e falar do GIMP. O GIMP é um dos softwares livres mais populares, e possui uma gama de plugins de terceiros que podem turbinar suas artes, é claro que há outras soluções umas delas é o Krita que é ótimo para pintores digitais e artistas.
Adobe Premiere x Lightworks x Kdenlive x Cinelerra
Adobe Premiere Pro é um programa utilizado para a edição de vídeos profissionais, é muito popular no meio do design.
O Lightworks foi utilizado para editar o filme “Os Lobos de Wall Street”, “Hugo”, entre outros. É grátis? Sim, porém possui limitação na hora de exportar com o limite de até 720p, mais que isso somente na versão paga.
Mas não desista ainda, temos o Kdenlive para lhe apresentar, e este software de edição video foi criado para o ambiente KDE Linux. É um poderoso editor de vídeo multitrack.
Existe o Cinelerra que é um editor multimídia faz captura de vídeo e possui ferramentas de edição de vídeo e áudio, o que não deixa nada a desejar para seus concorrentes. (linux)
Adobe After Effects x Hitfilm x Natron
After Effects é um programa de efeitos visuais, motion graphics e compositing, é usado no processo de pós-produção de produção de filmes e televisão.
HitFilm Express é um editor de vídeo com recursos avançados, fazendo-se valer de dois modos, o de composição e edição de vídeo, possui a versão gratuita e a paga.
Natron uma ótima alternativa para quem utiliza Linux, essa ferramenta assim como o After se vale de composições de vídeo e efeitos gráficos, é um programa multiplataforma, soluções em Linux, Windows ou Mac.
Para você ta pensando em migrar de ferramentas espero que esta lista tenha lhe ajudado. Acesse também nosso conceitos sobre Design
Não se esqueça, conheça meu canal