As Ferramentas para Design Gráfico – Neste artigo compilamos as principais e mais inovadoras ferramentas que irão auxiliar no desenvolvimento de seus projetos profissionais, além de fornecer informações valiosas sobre um grande leque de possibilidades em termos de ferramentas.

Lembrando que vamos fazer uma outra lista sobre ferramentas gerais, porque aqui tratamos de algo mais específico, como o que é utilizado para produção de arte e a sua finalização.

Adobe Illustrator

Ferramentas de Design Gráfico
“Incorpore o nome de uma empresa a um logotipo”

A Adobe.com possui um leque completo de software visando os criativos, e uma de suas ferramentas é o Illustrator, cuja sua principal característica está no desenho de objetos vetoriais, que são elementos renderizados através de cálculos matemáticos.

Esse tipo de desenho em vetor viabiliza seu redimensionamento para qualquer proporção, sem que haja a perda de qualidade na imagem criada.

É utilizado principalmente na produção de ilustração, criação de marcas ou qualquer outro elemento de uma identidade visual em 2D ou 3D, para impressos ou mesmo web.

Adobe Photoshop

Ferramentas de Design Gráfico
“Projetado para qualquer um projetar qualquer coisa.”

Um ótimo manipulador de imagens, photos, composições para vídeos e artes gráficas.

O Photoshop é o um dos programas mais populares do mercado, é também utilizado na criação de interface para aplicativos, mockups e muitos outros. É considerado o líder no mercado dos editores de imagens profissionais.

Hoje em dia (meados de 2019), funciona muito bem integrado com outros programas do pacote Adobe, destaque aqui para o After Effects, por exemplo.

Adobe Indesign

Adobe Indesig

O InDesign é o queridinho de muitos designers, é uma poderosa ferramenta de editoração.

Projetado especificamente para grandes projetos de editoração:

  • Livros;
  • Revistas;
  • Jornais;
  • E-books;
  • Infográficos;

Seus recursos são bastante úteis, possui um gerenciamento de páginas e livros excelente e seu fluxo de trabalho pode se estender a outros programas da série Adobe.

Um dos recursos mais legais é o conceito de página-mestre, que uma vez definida um determinado padrão (design), é possível replicar seus efeitos em todas as páginas subsequentes que estão linkadas a esta página, tornando assim qualquer alteração mais fácil e rápida de acontecer.

CorelDraw

Corel Draw
“Atreva-se a criar do seu jeito.”

O CorelDraw é tão popular que existe até um funk em sua homenagem, pois é muito fácil de usar, além de possuir muitos recursos avançados, ao mesmo tempo que é muito comum verificar sua utilização em gráficas, agências ou em casa para fazer aquele convite top para sua tia.

É um programa robusto que trabalha com vetor, ou melhor na criação de objetos vetoriais e até na edição de imagens.

Posso arriscar a dizer que ele compila as três funcionalidades de sua concorrente Adobe (com limitações), são elas: edição de imagem, criação de vetor e editoração.

Gimp

Gimp
“O editor de imagens gratuito e de código aberto.”

GIMP, significa GNU Image Manipulation Program, é uma solução free bastante robusta e não fica atrás do Photoshop, possui funções vetoriais e é uma excelente alternativa ao Photoshop (só para deixar claro).

É um programa livre, caso você tenha conhecimentos de programação pode editá-lo ou melhor ainda customizar soluções e até mesmo ter acesso a plugins de terceiros, além de ser compatível com as principais plataformas do mercado.

Inkscape

Ink scape
“Seja você um ilustrador, designer, web designer.”

O Inkscape é a solução perfeita para quem quer se livrar do Illustrator, é em muitos aspectos similar ao seu concorrente.

Conforme a Wikpédia:

“É um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais, com base numa versão mais avançada do antigo Sodipodi no qual teve origem.”

https://pt.wikipedia.org/wiki/Inkscape

Possui ainda:

  • Ferramentas flexíveis de desenho;
  • Ampla compatibilidade de formatos de arquivo;
  • Poderosa ferramenta de texto;
  • Curvas de Bezier e espirais.

Autodesk Sketchbook

A Autodesk Sketchbook é uma solução muito boa para quem gosta de ilustrar e criar uma arte conceitual e totalmente inovadora.

Com esta ferramenta é possível partir dos esboços conceituais para uma arte completamente finalizada. Suas ferramentas são ótimas.

Ideal para não perder aquela ideia de momento, é de fácil uso e interação, esta aplicação veio para ficar.

Krita

krita
“Interface limpa e flexível.”

Krita tem o foco no desenho digital, é um software livre, nas palavras de seus criadores:

“O Krita é um programa profissional de pintura GRATUITO e de código aberto. É feito por artistas que querem ver ferramentas de arte acessíveis para todos.

• Arte conceitual;

• Pintores de textura e fosco;

• Ilustrações e quadrinhos.”

Krita

Possui também uma vasta documentação que auxilia novos usuários a tirar o melhor desse software.

Pixlr

A proposta do Pixlr é mais básica, porém com muita criatividade você será capaz de criar e compartilhar artes únicas.

Possui menos funções avançadas que o Illustrator, pode ser acessado via web, computadores e smartphones, uma vez que é uma aplicação em nuvem.