Primeiramente o briefin de design é estabelecido a partir do problema a ser solucionado. Este é o primeiro estágio em qualquer processo de design, assim quase sempre envolve gerar ou receber um resumo do projeto através de um briefing.

O briefing de design

Apresentação de briefO briefing é um resumo que apresenta os requisitos do cliente para um trabalho.

Os arquivos de briefing podem ser verbais ou escritos, simples ou complexos. Consequentemente contém um objetivo específico que deve ser atingido pelo design.

Um resumo pode ser tão básico quanto “precisamos de um folheto que nos faça apelar para jovens de 20 a 30 anos de idade” ou “precisamos de um folheto que nos faça parecer descolados e elegantes”.

À medida que se desenvolve uma relação de trabalho entre um designer e um cliente em vários trabalhos, obtém-se uma compreensão maior do significado dos termos chave.

Um designer precisa interpretar o briefing e definir o que palavras como “elegante” e “legal” significam, ou seja qual é a proposição do design.

Conceituar estas palavras garante que ambas as partes tenham expectativas compartilhadas. assim alcançando seus objetivos.

Isso pode envolver e questionar a validade dos elementos do brief, da mesma forma, uma brochura pode não ser a melhor maneira de alcançar e atrair pessoas de 20 a 30 anos e talvez, além disso uma campanha on-line não seria mais eficaz?

Escrever e reescrever um brief

Dependendo da experiência de serviço de design, a qualidade dos resumos também podem variar.

Um briefing deve incluir qualquer informação que permita que a equipe de projeto inicie o processo de design.

O brief deve ser robusto o suficiente, caso contrário ela precise ser reescrito e retrabalhado com o cliente.

Em primeiro lugar faça um Checklist:

  • Você entende o que o cliente está pedindo?
  • O cliente entende o que está pedindo?
  • Você concorda com a definição de termos?
  • O resumo tem alguma falha?
  • Você consegue gerenciar as expectativas do cliente?

Objetivos do design

Objetivos são simplesmente o que o cliente espera conseguir através do trabalho de design, da mesma forma que é importante que eles sejam totalmente compreendidos e “mapeados” para o seu design thinking.

Os objetivos precisam ser especificados para que a equipe de projeto saiba o que precisa alcançar.

Fazer perguntas simples ao cliente chega ao cerne da questão, pela razão que se chega ao que o cliente espera, sobre os limites do projeto e quais entregas são necessárias.

“Os cinco Ws” ( do inglês), refere-se a cinco palavras que começam com “W”, que, quando perguntadas, provocam respostas factuais necessárias para definir adequadamente um trabalho de design.

Eles são: quem, o que, quando, onde e por que (o ‘como’ também é incluído no final).

Fazer perguntas como essas fornece detalhes, assim a equipe de design pode usar em todo o processo de design enquanto que identifica as principais restrições com as quais eles precisam trabalhar.

  1. Quem é o cliente e o público-alvo? (tamanho, natureza, características)
  2. Em que solução de design o cliente está pensando? (impressão, web, vídeo)
  3. Quando o design será necessário e por quanto tempo? (calendários do projeto)
  4. Onde o design será usado? (mídia, localização, país)
  5. Por que o cliente acha que uma solução de design é necessária?
  6. Como a solução será implementada? (orçamento, distribuição, campanha)

A proposição do design

A definição do brief de projeto e seus objetivos deve permitir que a equipe de projeto estabeleça a proposta geral de um projeto.

A proposição pode ser usada para descrever as idéias e valores gerais que um design pretende apresentar e ser internalizado pelo público-alvo.

Uma vez que a proposição tenha sido determinada, ela pode ser definida e articulada com maior precisão para o público.

Por exemplo, um fabricante de eletricidade produz bens elétricos, além disso muitas outras empresas também fazem.

Os valores dessa fabricante em particular incluem ser confiável e dar um serviço de qualidade, enquanto que isso não é exclusivo.

A proposta precisa ir além do que “alguém” faz. Em contraste, o tempo pensado sobre a proposição de um design, consequentemente este será focado e significativo.