Neste artigo o Design thinking para empreendores vamos verificar algumas etapas que precisam ser descritas, neste sentido vamos a cada uma delas no contexto empreendedor, é comum encontrar em outros artigos 3, 4 ou mesmo 5 etapas.

Processo do Design thinking

O número de processo vai depender da situação e dos aspectos que melhor irão atender seus requisitos. Vejamos as mais comuns:

  • 3 passos – Imersão, Ideação e prototipagem;
  • 5 passos – Empatia, definição, idealização, protótipos e testes;
  • 7 passos – Definição, pesquisa, ideação, prototipagem, seleção, implementação e aprendizagem.

Neste artigo, vamos tratar dos sete passos, uma vez que estes irão ampliar melhor nosso conhecimento, dessa forma você poderá adaptá-los para qualquer contexto. Vejamos:

Definição

Este é o primeiro estágio em qualquer processo de design. O que envolve gerar ou receber um resumo de projeto. Vamos abordar melhor os aspectos do briefing neste artigo.

Pesquisa

O designer procura as informações que possam ser inseridas no processo criativo no estágio de ideação, além disso a pesquisa pode ser quantitativa, com números estatísticos rígidos sobre o tamanho e a composição dos grupos de usuários-alvo, ou qualitativa, com informações sobre o que esse grupo de usuários.

Neste passo a construção de um modelo mental de um usuário típico é muito importante, também a fim de permitir que a equipe de projeto obtenha uma boa noção do que seria atraente para eles. Isso inclui fatores como educação, carreira, destinos de férias, gostos musicais, aspirações e etc.

Ideação

É a fase em que as motivações e necessidades do usuário final são identificadas, e as ideias são geradas para atendê-las, talvez por meio de brainstorming.

Prototipagem

Avalia a resolução ou o desenvolvimento das ideias, da mesma forma que são apresentadas para a análise de grupos de usuários e partes interessadas, antes de serem apresentadas ao cliente.

Seleção

Avalia as escolhas propostas, são analisadas em relação ao objetivo do projeto. Algumas soluções podem ser práticas, mas podem não ser as melhores.

Implementação

Avalia o desenvolvimento de design e sua entrega ao cliente final.

Aprendizagem

Ajuda os projetistas a melhorar seu desempenho e, por esse motivo, os designers devem buscar o feedback do público-alvo e do cliente.

O Feedback ajuda a determinar se a solução atende aos objetivos do resumo. Isso pode identificar melhorias que podem ser feitas no futuro.

Este foi um resumo das etapas do Design Thinking para empreendores, assim sendo posteriormente podemos nos aprofundar melhor em cada um desses tópicos, por isso fique atento ao nosso conteúdo.

Não esqueça de acompanhar nossas redes sociais