O emojis fazem parte do nosso estilo de vida

Os emojis estão basicamente em todos os aplicativos de interação humana. Mas você conhece a história dos emojis? Os emojis resumem de forma efetiva a forma que nos expressamos na comunicação.

As redes sociais, mostram como é vasta essa relação e quão grande é a lista de emojis existentes, dependendo de qual plataforma se utilize.

Pode parecer banal o uso dos emojis, uma vez presentes no cotidiano de cada ser humano que utilize redes sociais ou algum tipo de tecnologia.

Tudo isso não aconteceu da noite para o dia, a popularidade dos emojis cresceu muito nos últimos anos. Agora você vai entender um pouco mais sobre a história surpreendente dos emojis.

Emojis são distintos dos emoticons! Você precisa entender essa verdade, sim os emojis são diferentes dos emoticons. Há uma grande diferença entre os dois.

Os Emojis são imagens e símbolos reais que são renderizados em seus dispositivos, enquanto os emoticons são simplesmente expressões e faces criadas com caracteres básicos do seu teclado.

Por exemplo, o rosto sorridente amarelo e todas as suas variações que são renderizadas no seu smartphone é um emoji. Essa expressão que indica um sorriso- :-) – é chamado de emoticon.

As origens dos emojis

Podemos dizer que os emojis são um fenômeno cultural, uma que sua origem se dá no Japão, é claro que o nome “emojis” lhe faz lembrar da terra do sol nascente.

No fim do século 20, as empresas japonesas de telefonia estavam sobre pressão, uma vez que os usuário japoneses são obcecados por imagens.

Eles observaram uma tendência, uma grande troca de imagens entre seus clientes, dentro de sua base de dados. Logo, poderiam cobrar mais pelo serviço a seus clientes.

Diferente do que aconteceria no Brasil, essas empresas deram aos seus usuários mais do que eles queriam.

A NTT DoCoMo, o maior operador de telefonia móvel do Japão (1999), já trabalhavam em algo chama de i-mode, um serviço de internet extremamente popular.

O i-mode era revolucionário para aquela época, pois combinava e-mail, notícias, previsões meteorológicas como além de entretenimento como parte da primeira plataforma web móvel do planeta.

Chame-o de “Sr. Emoji “

Shigetaka Kurita - Doitarts

Uma das mentes responsáveis pelo projeto do i-mode e a quem podemos agradecer hoje pelos emojis é Shigetaka Kurita, funcionário da NTT DoCoMo na época.

Shigetaka Kurita junto com sua equipe buscavam revolucionar os meios de comunicação japoneses. Ele, percebeu que a comunicação digital, deixava de lado a capacidade humana de comunicar emoções.

Para o Japão, as emoções são importantes. Uma vez que cartas em caracol, por tradição de são longas e cheias de honoríficos com mensagens emocionais e de boa vontade.

No formato digital, você acaba privando as pessoas do aspecto pessoal da comunicação, tornando o relacionamento frágil, ou até resultando na falta de comunicação.

A solução foi o emoji, que literalmente significa “e” (imagem) e “moji” (personagem). Uma citação de Kurita, de Storify explica sua lógica de como ele surgiu com os emojis:

“Tudo foi mostrado por texto. Mesmo a previsão do tempo foi exibida como “bom”. Quando eu vi, achei difícil entender. As previsões meteorológicas da televisão japonesa sempre incluíram imagens ou símbolos para descrever o clima – por exemplo, uma imagem de sol significava “ensolarado”. Preferiria ver uma foto do sol, em vez de um texto dizendo “bom”.

É clara a frustração em suas palavras, ja que o texto limitava muito as informações. Fica claro também que um símbolo forneceria mais emoção na mensagem.

Por exemplo, alguém que observa a previsão do tempo se sentiria mais feliz de visse uma imagem do sol, ao invés de sua descrição de tempo “Bom”.

Após não convencer algumas empresas como a Fujitsu, Panasonic e Sharp para este projeto, Kurita e sua equipe colocaram suas ideias no papel.

Juntamente com sua equipe, construíram um conjunto completo de 176 caracteres que eram de 12 x 12 pixels.

A missão era capturar toda a amplitude das emoções humanas.

Do jeans, arte e trens balas, além de rostos sorridentes levando é claro como inspiração de infância os mangás e kanjis para inspiração.

“Observe a importância da bagagem cultural necessária para desenvolver um projeto como este. Além é claro de sua força cultural para tal empreendimento.” – Grifo meu Denis Solano

Para exibir os emojis na sua plataforma web móvel, a NTTDoCoMo utilizou um espaço que não era utilizado no esquema de codificação de caracteres japonês SHIFT JIS.

Cada código combina um determinado emoji, cada um é pré carregado nos telefones móveis da NTT DoCoMo.

Com a facilidade de selecionar os emojis em aplicativos de mensagens os usuários do final da década de 90.

O usuário escolhe com eficiência quais emojis seriam incluídos em suas mensagens de e-mail. Escolhendo a partir de uma gride dentro do aplicativo de e-mail.

Em muito breve a parte 2.

Fonte: WebDesignerDepot